sexta-feira, 23 de julho de 2010

Os 7 pilares da Autoestima

1. Família
A autoestima se aprende em casa. se os pais (os adultos que cumprem essa função) nos amam, respeitam e acolhem nosso modo de ser em vez de nos criticar e desejar que sejamos diferentes, a tendência é crescermos com uma autoimagem positiva.
Quando as necessidades básicas da criança - alimento, atenção, carinho, educação voltada para convívio e a possibilidade de expressar sem medo - não são atendidas, mais tarde podem surgir ansiedade, depressão, sentimentos de desvalia, dificuldade em manter relações. a auto estima fica destruída.
Se sente falta de alguma aptidão, por que não apredê-la? Assim poderá aceitar-se mais e não recriminar.

2. AutoConhecimento
Só quem se conhece bem consegue contruir uma autoestima elevada.
Mas, afinal, o que é se conhecer bem? É investigar, com coragem, seus defeitos e, sem modéstia, suas qualidades, tornando-se sua melhor amiga. "A partir daí, resta saber aceitar ou tentar minimizar o que não pode ser mudado."
Sem uma noção clara de nosso potencial e limite, ficamos muito vulneráveis às opiniões negativas. Baqueamos diante de conflitos e situações que nos desqualificam." Quebre essa lógica descobrindo estratégias para potencializar os pontos fortes e neutralizar os fracos. A cada pequena conquista, a satisfação cresce e a autopercepção aumenta.

3. Inteligência
Faça mentalmente um inventário das suas boas idéias. vale aquele relatório do trabalho que foi elogiado pelo chefe, a solução que você deu para um conflito familiar ou a capa nova que bolou para o sofá, pois a inteligência se manifesta nas grandes e nas pequenas coisas que fazemos. "Se eu acredito que consigo dar conta, avanço, me aventuro mais e inevitavelmente vou aprender novidades, inclusive sobre mim mesma, reforçando o circuito da confiança."
Autoestima é fundamental, mas não pode ser confundida com narcisismo ou egoísmo. Gostar de si combina muito com gostar dos outros, trocar idéias em vez de tentar impor as suas, enfim, usar todos os dons a favor do bem comum.

4. Beleza
O segredo é acreditar quem você é, cuidar-se com carinho e ter um olhar generoso para seu corpo e sua história.
As vezes achamos uma pessoa linda, mas conforme conversamos com ela, seu brilho desaparece. O contrário também acontece: aquela mulher que à primeira vista não chama a atenção vai nos cativando e se tornando extremamente atraente quando a conhecemos um pouco mais. O segredo dela? Uma autoestima imbatível.
Descubra aquilo que a torna única e aprenda a valorizar seus potenciais.

5. Amigos
O simples fato de fornecerem atenção produz fôlego novo. Amigos trazem novas perspectivas, enriquecendo nossa visão do mundo. Nada como bons amigos para nos consolar ou nos fazer rir dos próprios dramas.

6. Amor
Nos momentos em que estamos inundados de amor, tudo brilha. melhoram a pele, o humor e o pique. Ao nos tornarmos boas companhias, aumentamos a chance de ser bem-amadas.

7. Reconhecimento
Quando o que fazemos é valorizado pelos outros, isso nos fortalece. Vivemos em comunidade e entender esse interdependência nos torna mais maduros. A gente pensa: faço benfeito sou reconhecida. Vou tentar fazer melhor para ser reconhecida novamente. Só não vale ficar dependente de elogios. Nossas ações devem ser aprovadas antes de tudo, por nossa consciência.
Quando o coraçãos apertar, escute-o.

Admirar-se é tão importante quanto ser admirada.

3 comentários:

  1. Perfeito essa palavra..
    o tópico 4 ali é bem verdade e acaba que é lembrado pouco, mas muito benção a palavra show de bola...

    ResponderExcluir
  2. Cibelle, quanto tempoo :/
    como estás ? Parabéns pelo blog, gostei do texto!
    que Deus continue te abençoando, :*

    ResponderExcluir
  3. Saudades desse povo de Manaus tbm ;)Obrigada..

    ResponderExcluir